“Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as forças espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).
Você já se questionou se realmente existem Anjos ou Demônios? Será que isso realmente é real, ou um mito utilizado só para nos amedrontar? Principalmente, aqueles que “nasceram na igreja”, ouvem histórias maravilhosas sobre o cuidado dos anjos por nós. Infelizmente, outros anjos decidiram seguir outro rumo, que não a vontade de Deus e juntamente com Satanás, deixaram o céu e tornaram-se demônios. Deus não é criador do mal, o mal é uma escolha que provém da desobediência a Deus. Satanás deixou o céu e levou milhares de outros anjos consigo. Que triste!
Partindo desse fato, podemos concluir que o conflito entre o Bem e o Mal existe, que anjos e demônios são reais. Há muitas coisas, que vão além da visão física, por isso as chamamos de SOBRENATURAIS. Você e eu, estamos no meio dessa batalha, somos o alvo de Satanás e seus demônios. Veja a citação de Ellen White: “Vi anjos maus contendendo pelas almas e anjos de Deus que lhes resistiam. Árduo era o conflito. Anjos apinhavam-se em redor delas, corrompendo a atmosfera com sua envenenadora influência e entorpecendo-lhes as sensibilidades. Santos anjos vigiavam ansiosamente essas almas e estavam a espera para afastar a hoste de Satanás” (Mensagens aos jovens – pág. 52 e 53).
Satanás se empenha ao máximo para não perder uma alma, ele é astuto e estrategista. As possessões ainda existem, Ele não é uma figura simbólica, mas um ser que realmente existe. Sabendo disso, não precisamos temer, porque os Anjos do Senhor estão ao nosso redor, auxiliando os filhos de Deus (Salmos 34:7). Jesus nos libertou e continua libertando a todos que Satanás quer tornar cativos. O inimigo e seus anjos tremem diante da majestade e poder infinito de Jesus.
Pense: “Querubins, serafins e anjos magníficos em poder estão a destra de Deus, sendo ‘todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação’(Hebreus 1:14)” – A verdade sobre os anjos – pág. 14.
Desafio: Agradeça a Deus por ter nos concedido inúmeros recursos para nos salvar e nos proteger, dentre eles, os Anjos que estão constantemente ao nosso redor. Louve ao Senhor por isso!
fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Não é mito, é real! (Anjos e demônios)
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Quando ocorreu a queda de Satanás? (by Ellen White)
Quando ocorreu a queda de Satanás? Esta pergunta é muitas vezes formulada. Quando se deu realmente a expulsão de Satanás? Antes ou depois da criação da Terra?
Na Bíblia e nos escritos do Espírito de Profecia não existe muita coisa a respeito dessa questão, mas encontramos o suficiente para deixar-nos esclarecidos.
A duração do estado de inocência de Adão deve ter sido breve, pois em Gênesis 5:3 é dito que ele viveu 130 anos até o nascimento de Sete. Como Sete nasceu depois da morte de Abel, talvez Caim já tivesse uns 30 anos quando matou a Abel. Isto evidencia que o homem caiu em pecado pouco depois de ser criado o mundo.
Diz a irmã White no livro o Conflito dos Séculos, à página 536: “Deus em Sua grande misericórdia, suportou longamente a satanás . . . Muito tempo foi ele conservado no Céu”. Isto parece sugerir que houve um período mais demorado do que apenas o tempo que decorreu da criação da Terra até à transgressão de Adão e Eva.
Outra citação que parece reforçar a expulsão de Satanás antes da criação da Terra é esta: “Os anjos do Céu lamentaram a sorte daqueles que tinham sido seus companheiros de felicidade e alegria. Sua perda era sentida no Céu.
“O Pai consultou Seu Filho com respeito à imediata execução de Seu propósito de fazer o homem para habitar a Terra”. — história da Redenção, p. 19.
Além disso, o relato da maneira como Satanás tentou nossos primeiros pais no Jardim do Éden demonstra que ele já era então um pecador endurecido e completamente rebelado contra o governo de Deus.
A transição do estado de perfeição em que se encontrava antes, para a condição de rebelde e mentiroso contumaz que se tornara agora, não poderia haver ocorrido em tempo muito curto, segundo se deduz pelos primeiros capítulos do livro Patriarcas e Profetas.
Eis um trecho desse livro: “Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém a não ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade. O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criação de todos os exércitos do Céu; e a Ele, bem como a Deus, eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles. Cristo ia ainda exercer o poder divino na criação da Terra e de seus habitantes. Em tudo isto, porém, não procuraria poder ou exaltação para Si mesmo, contrários ao plano de Deus, mas exaltaria a glória do Pai, e executaria Seus propósitos de beneficência e amor”. — Patriarcas e Profetas, págs. 16 e 17
Note-se que nessa ocasião Satanás já se havia insurgido no Céu, mas Cristo ainda não criara a Terra e seus habitantes. Quanto a Apocalipse 12:7-9 e 12, dizemos que embora João descreva ai a história do grande conflito entre Cristo e Satanás, desde seu início até o fim, focaliza principalmente a luta na cruz. Diz este texto que foi expulso o “acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia, e de noite, diante do nosso Deus”.
É claro, pois, que a queda mencionada nos versos 9 e 10 não é sua expulsão do Céu, ocorrida antes da criação deste mundo, mas a derrota que sofreu ao morrer Cristo na cruz, visto que ao tempo dessa expulsão ele já era sedutor e enganador dos homens.
Depois da morte do Filho de Deus, as atividades de Satanás restringiram-se mais ao nosso planeta. Diz a mensageira do Senhor: “A derrota de Satanás como acusador dos irmãos no Céu, foi realizada pela notável obra de Cristo em dar Sua vida”. — Comentários de Ellen G. White, sobre Apocalipse 12:10, em The SDA Bible Commentary, vol. 7, p. 973.
Após citar este versículo, declara ela também no livro O Desejado de Todas as Nações, à página 567: “Satanás viu que estava desmascarado. Sua administração foi exposta perante os anjos não caídos e o universo celestial. Revelara-se um homicida. Derramando o sangue do Filho de Deus, desarraigou-se Satanás das simpatias dos seres celestiais. Daí em diante sua obra seria restrita”.
Perguntas e respostas a respeito de Satanás
Onde começou o pecado?
Com o Diabo. A Bíblia diz em 1 João 3:8 “Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.”
Por quanto tempo tem sido o Diabo um homicida e um mentiroso?
A Bíblia diz em João 8:44 “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.”
De onde veio Satanás?
A Bíblia diz em Apocalipse 12:7-9 “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”
Foi Satanás criado com pecado?
A Bíblia diz em Ezequiel 28:15 “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.”
O que causou a queda de Satanás?
A Bíblia diz em Ezequiel 28:17 “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.”
Satanás, cujo nome era Lucifer antes de pecar, queria ser igual a Deus.
A Bíblia diz em Isaías 14:12-14 “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”
Em contraste com o orgulho e presunção de Satanás, que espírito tinha Jesus?
A Bíblia diz em Filipenses 2:6-8 “O qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”
As forças sobrenaturais de Satanás estão sendo usadas numa guerra.
A Bíblia diz em Efésios 6:11 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo.”
Satanás atreveu-se a tentar o próprio Cristo.
A Bíblia diz em Mateus 4:1 “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.”
Satanás é um inimigo vencido. A Bíblia diz em Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.”
fonte: www.jesusvoltara.com.br/info/satanas.htm
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Regulamento da gincana
Equipe de Ouro
Descrição do Projeto – A classe é dividida em equipes de 4 (quatro!!!) pessoas e
cada equipe contará com o apoio de um professor-conselheiro.Tanto as atividades
espirituais como sociais valem pontos, com premiação ao final do trimestre.
Motivacional – A equipe que acumular a maior pontuação será declarada a equipe de ouro do trimestre e receberá as medalhas e/ou premiações.
Partes da Estrutura Equipe de Ouro:
- As equipes deverão cumprir 4 missões por semana:
1- Pergunta de Ouro:
Uma pergunta sobre um dos 3 do temas abaixo.
É sorteada apenas 1 pergunta por equipe a cada sábado.
Cada resposta certa vale 100 pontos. Se errar não ganha e nem perde.
-Estudo da lição
-Passagens da Bíblia na lição
-Livro Aventura na Serra do Mar
2- Desafio Semanal:
Desafio Semanal são tarefas espirituais semanais variadas. Será uma por semana.
Pontos: A equipe que efetuou mais vezes o desafio recebe:
200 pontos, 150 pontos, e a terceira 100 e assim por diante.
• 3- Devocionais:
• Haverá um cartão de chamada com controles:
- Presença: 75% da equipe na classe = 100 pontos
- Estudo da lição: 75% da equipe = 100 pontos
- Leitura das passagens e do livro = será aplicada uma prova com questões sobre as passagens e o livro: 75 % da equipe devem tirar nota 7 = 100 pontos
• 4- Atividades Extra Classe.
• Vale pontos. Serão 10 pontos por membro presente de cada equipe no evento.
• Bônus Extras:
• Até 500 pontos no trimestre. O professor dará ao final do trimestre, de acordo com o envolvimento e responsabilidade da equipe durante todo o trimestre.
• Avaliação da equipe no programa da classe no sábado de manhã.
• Todas as equipes iniciam com 500 pontos, e ao longo do trimestre os pontos serão debitados de acordo com o desempenho e comportamento de cada equipe.
• Culto de pôr do sol na casa de um membro: 10 pontos por integrante presente, máximo 1 por mês.
• Batizar um novo membro: 1000 pontos para a equipe.
• Participar das programações da classe: 10 pontos por membro presente.
• Participar de coral, pequeno grupo e/ou desbravadores: 100 pontos por membro.
• Mensagem musical na escola sabatina: 10 pontos por membro participante.
- 11º Sábado: Entrega de Prêmios e Finais.
- Primeira parte:
- Serão perguntas e respostas de todas as perguntas de ouro feitas no trimestre.
- Será por sorteio, alternando uma pergunta por equipe. Cada resposta correta equivale a uma estrela.
- Segunda Parte:
- Arena Jovem, onde as equipes se enfrentarão em provas e competições. Cada prova vencida acrescenta a equipe vencedora uma estrela.
- Encerramento da Final.
-A equipe que vencer a final, ou seja, conseguir o maior número de estrelas, receberá cinco mil pontos, que serão somados aos pontos que as equipes ganharam durante todo o trimestre.
-A equipe com maior número de pontos será a: EQUIPE DE OURO.
Itens que descontam pontos da equipe:
- Agressões verbais e físicas: - 1000 pontos;
-Pronunciamento de palavrões ou outras palavras impróprias: - 50 pontos
-Mentira ou trapaças: - 300 pontos.
-Faltar com respeito com um colega ou professor: - 100 pontos