O esposo ao chegar do trabalho escuta a esposa reclamar de uma lista de coisas, desde a falta de dinheiro, o trabalho da casa, a preguiça dos filhos até o atrasado do marido. Se ele a abraça carinhosamente demonstrando compreensão, isso é amor. Pense: Diferentemente de Jesus, agiu Sansão. Ele era movido pelas circunstâncias, hábitos alimentares, amigos, inimigos, mulheres e paixão. Desafio: Durante cada dia desta lição você vai analisar uma parte da triste história de Sansão. Ao estudar cada ponto, analise aqueles que, como num semáforo, veriam as luzes sendo acesas
Se a mãe aguarda firme, mas serenamente por dez minutos até que seu filho finalmente atenda ao seu chamado, isso é paciência.
Se o aluno tenta resolver uma equação matemática ou um problema de física duas, três, quatros vezes até acertar, isso é perseverança.
Nos três exemplos acima, qual seria a reação natural da pessoa que não tem controle sobre suas emoções?
Entretanto, a pessoa que está se preparando para viver no céu precisa controlar seus sentimentos, ela não pode permitir que outra pessoa ou as circunstâncias da vida a controlem.
Jesus em momento algum permitiu que os sacerdotes Anás ou Caifás, que o governador Pilatos, os soldados, a turba ou o mal ladrão determinassem Seu comportamento. Ele exerceu domínio próprio até os últimos momentos de sua vida. Essa força interior vem de Deus, e somente aqueles que se colocam em Suas mãos a recebem.
“Fisicamente falando, Sansão foi o homem mais forte da Terra; mas no domínio de si mesmo, na integridade e firmeza, foi um dos mais fracos. Muitos tomam erradamente as paixões fortes como caráter forte; mas a verdade é que aquele que é dominado por suas paixões é homem fraco. A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam.” PP, 567-568
- VERDE (siga em frente)
- AMARELO (atenção, cuidado)
- VERMELHO (perigo).
Comece com estas frases:
1. Sansão desobedeceu a lei dos alimentos puros quando comeu mel de dentro da carcaça de um animal morto. ___________
2. Sansão agiu de maneira contrária a temperança ao participar das festas dos filisteus, regadas a vinho. ___________
3. Sansão desconsiderou a ordem divina de não fazer amizade com os infiéis. ___________
4. Sansão ignorou a ordem de não se envolver com mulheres pagãs.___________
5.Sansão matou milhares de filisteus usando 300 raposas. ___________
6.Sansão orou e Deus lhe deu água para que não morresse de sede. ___________
7. Ele brincou com o último símbolo da sua dedicação a Deus – o seu cabelo. ___________
8. Seu último pedido a Deus foi atendido e morreu com os seus inimigos. ___________
Se você fosse escrever a sua autobiografia, e colocasse os mesmos sinais de trânsito para marcá-la, haveria alguns pontos que você colocaria um sinal AMARELO ou VERMELHO?
Que tal, nesta semana reescrevê-la de tal maneira que o sinal seja sempre VERDE?
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Força ou Fraqueza
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Provar e obedecer
Pense: “O dirigente a quem Deus escolhera para subverter os midianitas, não ocupava posição preeminente em Israel. Não era príncipe, sacerdote, nem levita. Julgava-se o menor na casa de seu pai. Mas Deus viu nele um homem de coragem e integridade. Não confiava em si próprio, e queria seguir a direção do Senhor. Deus nem sempre escolhe para a Sua obra homens dos maiores talentos; antes escolhe os que melhor pode usar. ‘Diante da honra vai a humildade.’ Prov. 15:33. O Senhor pode operar com mais eficácia por meio daqueles que se acham mais cônscios de sua própria insuficiência, e que confiarão nEle como seu dirigente e fonte de poder. Ele os tornará fortes, unindo sua fraqueza ao Seu poder, e sábios ligando sua ignorância à Sua sabedoria” (Patriarcas e profetas, 553). Desafio: A ferramenta que auxiliou a Gideão a compreender a vontade de Deus foi a oração. Quando sentia que precisava de uma direção a seguir, orava. Quando precisava ter certeza de que a decisão tomada era correta, orava. Quando se sentia incapaz de cumprir a ordem de Deus, orava. A oração para ele se tornou o canal de comunicação com Deus em TODOS os momentos. Nosso desafio é fazer o mesmo, é tornar esse canal tão indispensável em nossa vida quanto o foi para Gideão. Você está disposto a seguir o exemplo dele? Siga-nos: @ClassedosAdolas
A história de Gideão começa de um jeito meio estranho. O Anjo do Senhor o encontrou escondido perto de um lagar trilhando um pouco de trigo que não havia sido tomado pelos midianitas. Para um homem valente esconder-se de seus inimigos é um tanto quanto humilhante, mas sob aquelas circunstâncias, não havia nada a fazer. Quando o Anjo se apresentou a Gideão e lhe ordenou que fosse e livrasse ao seu povo, pois Deus estaria ao seu lado, ele quis ter certeza de que esta era realmente uma ordem de Deus. A mesma coisa aconteceu quando Deus lhe ordenou que juntasse o povo para a batalha e também quando dispensasse aos muitos que eram covardes ou que não estavam dispostos a se sacrificar.
Será que foi errado Gideão querer ter certeza de que a ordem viera de Deus? Será que ao pedir provas ele estava demonstrando sua incredulidade? Bem, no caso de Gideão não...
Mas o que fez com que o pedido dele não fosse uma mostra de descrença? Devemos lembrar que Deus conhece o coração e as intenções de cada um e somente Ele pode julgar. Quando Gideão pediu provas estas eram para que ele tivesse certeza de que havia entendido corretamente a ordem divina. Além disso, cada prova era sucedida por um ato de obediência e, assim, uma relação de confiança em Deus foi sendo construída aos poucos. A tarefa confiada a ele era muito arriscada e um erro poderia significar a destruição do povo de Israel.
Deus sabia que Gideão estava disposto a obedecer e concedeu o que era necessário para nutrir sua confiança. Se em algum momento Gideão tivesse desconfiado de Deus ou se mostrado orgulhoso e confiante em sua própria sabedoria e força, ele não teria condições de liderar o povo.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
"Hoje é o dia da salvação"
Você sabe o que faz a pessoa ser um verdadeiro e bom Líder? Muitos acham que é ser o melhor, mais talentoso, capaz, qualificado e bem quisto entre várias pessoas. Isto é verdade, e faz parte das características de um bom líder. Porém, o verdadeiro líder é aquele que deixa um legado, e faz com que tudo aquilo pelo qual batalhou e realizou tenha continuidade. De nada adianta ser o melhor, se depois que você sair, ninguém possa dar continuidade no que fez, e seus projetos e planos ruirem, junto com você. Pense: Qual foi a decisão que você tomou hoje com respeito a sua salvação e a vida eterna? Você tem escolhido a cada dia, de maneira consciente receber a salvação? Suas atitudes têm demonstrado isto? Desafio: Assuma a partir de hoje o compromisso de, a cada dia, escolher conscientemente a salvação e a vida eterna em Cristo Jesus, e que suas atitudes revelem a todos qual tem sido a sua decisão. siga-nos: @ClassedosAdolas
Por isso, Moisés e Josué foram excelentes líderes. Se preocuparam que seus ensinamentos não fossem perdidos e esquecidos. Que tudo aquilo tivesse uma continuidade. A primeira coisa que Josué se preocupou que continuasse foi a escolha de permanecer fiel a Deus, e não se distanciar dEle, e de cumprir e seguir Seus mandamentos.
Escolhas fazem parte do nosso dia-a-dia. Todos nós tomamos decisões de maneira consciente ou inconsciente a cada dia. Nas coisas simples e também nas complicadas. Sobre as coisas desta vida e principalmente sobre as coisas espirituais. Não tem um dia que se passe em que você tenha deixado de escolher se salvar ou não, mesmo que tenha feito isso de maneira inconsciente.
Em 2 Coríntios 6:2, diz que: “Pois Ele diz: "Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação". Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!”
Segundo o apóstolo Paulo, HOJE é o dia da salvação, não é ontem e nem será amanhã, porque na verdade para nós que somos seres mortais e limitados a este tempo presente, não existe para nós passado, pois não podemos voltar a ele, e nem futuro certo, pois não podemos ir para o futuro e nem garantí-lo, por isso que hoje é o dia da salvação.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Postura para com a vida
A Bíblia abrange as mais diversas histórias e delas, podemos tirar inúmeras lições. A palavra de Deus, nos ensina, não somente a cuidar dos outros, mas a cuidas de nós mesmos, como uma “Auto-ajuda”. Não sei se você já conviveu com pessoas pessimistas, mal-humoradas, que desistem das coisas mesmo sem tentar. É terrível, e o pior de tudo, é que isso é contagioso. Pode acreditar! Sem percebermos, vamos adquirindo a mesma postura, a mesma forma de pensar dessas pessoas, se não tomarmos cuidado.
Pense: “O único derrotado, é aquele que desistiu de lutar”. “Motivação não se acha, se faz”. Desafio: Pense nas lutas que você tem que enfrentar. Depois, da lição de hoje, que postura você vai ter, diante da vida? Lembre-se, sua atitude pode modificar tudo.
Graças a Deus, Josué, uma pessoa temente a Deus, esperto, corajoso e possuindo uma “visão além”, não se deixou influenciar pelo negativismo, desmotivação de seus companheiros, mesmo ele sendo minoria, na opinião sobre a Terra Prometida. O que você tem feito para motivar-se? Tem convivido com pessoas derrotadas? Tem murmurado sobre os obstáculos do seu caminho? Qual foi a última coisa construtiva que você leu? São questões importantes, que devemos parar para pensar. Você quer ser o melhor aluno da classe? Parabéns! Mas, parou para pensar nos esforços que terá que fazer para isso? Quer ser independente? Tudo bem, mas o que precisa fazer para isso? Talvez, trabalhar.
Deus viu o potencial de Josué, e gostou da sua auto-motivação, crendo que pelo poder de Deus, venceriam, mas eles deveriam dar o primeiro passo. Deus não anda por nós, ele já nos deu as pernas. Deus nos dá os recursos, para utilizarmos. Por meio de uma pessoa, Josué, uma geração recebeu a herança da Terra Prometida. Que postura! Tomara que um dia, sejamos como ele. Que Deus nos ajude.