O professor ensina um pouco por meio do que diz, um pouco mais por meio do que faz, mas muito mais pelo que é.
Ser professor é um dos maiores privilégios que podemos desfrutar, não só pela tarefa em si que realizamos com os alunos, como também porque, ao realizar esta obra, nos vinculamos mais intimamente com o Mestre por excelência, nosso Senhor Jesus Cristo. Para ressaltar este aspecto do ministério de Jesus podemos dizer que ele foi chamado de "Mestre" umas 60 vezes nas escrituras (raboni).
Enquanto esteve na terra, e ao despedir-se dos seus, Ele delegou poder e autoridade a seus seguidores para que continuassem este trabalho... Chegando este convite até cada um de nós.
A docência não é uma tarefa a mais no serviço cristão. Paulo menciona que ela é um dos requisitos que todo líder de igreja deve ter (1 Timóteo 3:2). A Bíblia também fala do dom ou ministério do ensino (Romanos 12:6, Efésios 4:11), dando especial importância à docência entre os demais ministérios.
Como mestres, devemos reconhecer e valorizar a influência que exercemos sobre nossos alunos. Diante deles, você e eu somos representantes de Jesus, e o que eles nos vêem fazer em relação aos outros e a Deus guiará, em grande parte, o destino de suas vidas.
O que se espera que o professor faça?
- Ler e estudar continuamente a Bíblia e outros textos complementares que o ajudem a crescer espiritualmente e, como conseqüência, a ser um melhor professor.
- Preparar sua lição cada semana dedicando o tempo necessário para que o que leia torne-se parte de sua própria vida.
- Estudar sobre as características evolutivas de seus alunos para que ao revisar os temas da classe possa adaptá-los às necessidades concretas deles.
- Chegar a tempo para cada classe e procurar que seus alunos façam o mesmo.
- Orar por seus alunos durante a semana.
- Visitá-los de vez em quando.
- Estimular a relação pessoal professor-aluno, já que esta é fundamental para que a mensagem seja bem recebida (não se trata só do que diz, mas também de quem diz).
Como preparar a lição?
- Busque um lugar tranqüilo para estudar.
- Reúna todos os materiais necessários para não interromper o estudo que está realizando.
- Escolha para estudar uma hora do dia na qual sua mente esteja desperta.
- Ponha-se num lugar cômodo, tenha mesa, cadeira, suficiente ar e luz.
- Seja disciplinado. Não espere inspiração para estudar; faça-o como hábito para o Senhor.
- Prepare a lição com tempo. Estudar de última hora não é o ideal porque não nos permite que reflitamos profundamente sobre os conceitos.
- Alterne sua atividade. Leia a porção bíblica, ore pelos alunos, estude mapas e comentários, memorize o texto principal e pratique o uso do material visual ou das ilustrações.
Metas que o professor deve ter:
- Que o aluno aprenda a lição, que a entenda e a aplique.
- Que o aluno guarde as verdades bíblicas em sua mente e coração.
- Que a vida do aluno seja transformada como resultado do ensino.
- Que as necessidades espirituais do aluno encontrem resposta através das lições.
- Que as necessidades espirituais do aluno encontrem resposta através das lições.
- Que o aluno chegue a ser investigador incansável da Palavra de Deus, buscando sempre aprofundar-se na verdade.
- Que o aluno chegue a tal nível de motivação que também seja um professor para outros.
- Que o aluno se sinta cômodo na classe, que seja parte do grupo.
O professor e sua experiência pessoal com Deus
Não se pode compartilhar experiências que não foram vividas. Teoricamente o professor pode explicar muitas coisas, mas somente pode impactar a vida de seus alunos quando respalda a teoria com experiências pessoais. Paulo podia afirmar: "Eu sei em quem tenho crido" (2 Timóteo 1:22). Essa firme fé no Senhor e sua Palavra deve caracterizar cada professor; não só na classe, diante de seus alunos, mas também cada dia da semana e em qualquer situação ou lugar.
O mais importante na vida do professor não é ensinar e sim aprender, e especialmente aprender de Jesus. É bom que conheça de pedagogia e trate de melhorar seus métodos de ensino, mas o primordial é que aprenda de Jesus, por meio de uma vida de íntima comunhão com Ele. Ele é o Mestre por excelência e, sem dúvida, ninguém nos pode ensinar melhor. Por isso é fundamental que o professor realize um estudo diário, ameno e profundo da Palavra de Deus.
Este estudo da Palavra deve ir lado a lado com a oração, já que por meio dela o professor fala com Deus, mas por meio da leitura da Palavra o professor oferece a Deus uma oportunidade de falar-lhe.
Existem também outras atividades que nos ajudarão a manter-nos fortes espiritualmente.
Alguns exemplos são:
- Vincular-nos de perto com outros irmãos da igreja (especialmente com outros professores) para estimular-nos mutuamente na fé.
- Compartilhar experiências pessoais com nossos alunos durante as classes pode ajudar-nos a estreitar nossa relação com nosso Pai.
- Visitar interessados ou crianças que não estão assistindo à igreja.
- Dar estudos bíblicos.
- Escutar cada sábado o sermão (ainda que seja pela internet).
- Procurar (com a ajuda do Céu) a restauração de nossos vínculos danificados.
- Ler a meditação matinal ou fazer um culto matinal antes de iniciar sua jornada diária (o ideal é participar do seminário das quarenta madrugadas para experimentar especiais encontros diários com nosso Deus).
- Fazer uma lista de oração com os nomes dos alunos de sua classe e orar por eles e suas famílias todas as semanas.
- Estudar a lição da Escola Sabatina de adultos (muitas vezes não temos tempo de estudar ambas as lições, a nossa e a dos adolescentes, e optamos por ler somente a deles, prejudicando-nos em nossa espiritualidade pessoal).
- Realizar cultos familiares em nossas casas.
- Escutar com freqüência música religiosa que nos eleve a Deus e nos ajude a meditar nele.
- Incorporar a fórmula LCAP a nossas orações. Orar, incluindo as partes de Louvor, Confissão, Agradecimento e Pedidos faz com que as orações cumpram com o propósito de recordar-nos quem é Deus, quem somos nós e quanto dependemos de seu amor e perdão cotidianamente.
A título de encerramento, e como síntese do que expressamos até aqui, só nos resta dizer uma coisa mais, e é simplesmente OBRIGADO!
Obrigado (em nome de cada aluno que assiste à sua Escola Sabatina) por aceitar o desafio que lhe deixou o Mestre Jesus, ao pedir que você o siga e seja um pescador de homens... Obrigado por lançar cada semana às redes em seu nome!
fonte:http://escolasabatinacomatiamalu.blogspot.com/2010/11/ideias-para-professores-e-pais.html
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Ser professor
Marcadores:
escola sabatina,
mestre,
professor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário