sexta-feira, 11 de março de 2011

A história se repete


Recentemente vimos Abraão e Sara duvidando da promessa de que teriam um “filho da promessa” e durante os anos de espera acabaram por cometer um pecado tentando resolver o problema sem a ajuda e ação de Deus. Nasceu Ismael filho da serva de Sara e Abraão. E logo depois nasceu Isaque e os irmãos passaram a brigar e ser o motivo de confusão inveja e tristeza.

Os anos se passaram e agora era Isaque e Rebeca que não conseguiam ter filhos. Eles sabiam da promessa de Deus feita a Abraão de que seriam uma grande nação. Em resposta as orações feitas por Rebeca, um anjo aparece e diz que ela teria filhos gêmeos.
A história parecia feliz senão fosse o alerta do anjo de que o filho mais novo seria mais poderoso e a cabeça da grande nação que surgiria a partir deles. Naquela época a cultura era de que uma benção especial sempre era dada pelo pai ao filho mais velho, o primogênito. A benção significava que o primogênito herdaria as riquezas dos pais como também seria o sacerdote de toda a família. Lembrando que a sociedade era Teocêntrica e essa benção tinha um valor muito grande para quem a recebia.

Assim como Abraão e Sara erraram em dar um “jeitinho” para que a palavra do anjo se cumprisse, Rebeca e seu filho Jacó também duvidaram da palavra do anjo e resolveram dar outro “jeitinho” e enganaram a Isaque para resolver a questão e fazer cumprir a palavra do anjo. Esse engano trouxe também muitos problemas e tristeza para todos.

A lição que podemos aprender nestes episódios é que não vale a pena em nenhum momento duvidar da palavra de Deus e querer fazer as coisas do nosso jeito. Toda vez que “relativamos” as questões espirituais e partimos para desculpas do tipo: “eu acho que não tem nada a ver isso”, “não é bem assim”, “eu acho que...”, “não tô nem ai”, “isto não tem nada a ver com religião” nos dão mal. Pode demorar, mas querer encurtar os caminhos na vida de forma a desobedecer à vontade de Deus, sempre acaba com muitos sofrimentos e tristezas.

Pense: Em que situações da sua vida, você tentou encurtar o caminho?

Desafio: Não deixe para decidir depois. Ore a Deus para decidir e fazer a vontade de Deus. Confie na força e poder para te ajudar a tomar a decisão correta.

fonte:http://www.escolanoar.org.br/pt/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails