segunda-feira, 21 de março de 2011

O poder destruidor das (más) escolhas


Ninguém é uma ilha. Provavelmente você já escutou muitas vezes essa frase, mas você já parou para pensar quanta sabedoria e implicações estão nela contidas?

Se todos pudéssemos enxergar as consequências de nossas ações, provavelmente não faríamos a metade das bobagens que fazemos diariamente. Mas embora não tenhamos essa capacidade da onisciência, temos o poder do Espírito Santo que nos ajuda a fazermos escolhas com sabedoria. Por isso, não temos desculpas quando decidimos errar!

Para nos ajudar a fortalecer nossa fé em Sua sabedoria, Deus deixou registrado na Bíblia exemplos de pessoas que escolheram ouvir o Espírito e outras que se recusaram ou deixaram para ouvir depois de terem tomado suas decisões. Vemos bem claro nessas histórias quanta dor e sofrimento a decisão de uma pessoa causou entre seus familiares, amigos e até mesmo desconhecidos.

Você consegue se lembrar de exemplos claros desses dois grupos de pessoas? Onde você acha que Ló se encaixa? E Paulo? O que dizer de Abel, Caim, Salomão, Rute, Jeremias, Maria, Saul, Eva, Sansão, Pedro, Marcos, Demas, Nabucodonosor?

Mas e se o erro já foi cometido? O que fazer para tentar reparar as brechas? Da mesma forma como Deus concede sabedoria para não errar, Ele também perdoa e nos ajuda a consertar nossos erros. Isto não significa que Ele vai nos livrar das consequências, mas que vai nos dar forças para superar os traumas e ajudar àqueles que foram afetados por nós a superarem também. Deus é especialista em tornar maldições em bênçãos, mas isso só acontecerá se estivermos 1000% dispostos a deixá-lo trabalhar em nossa vida. A pergunta é: será que realmente estamos?

Pense: Os exemplos dos personagens bíblicos deveriam ser mais bem aproveitados por nós para que assim não cometamos os mesmos erros (ou ainda deixemos de fazer o melhor que poderíamos fazer).

Desafio: Não se engane! Todas as nossas ações, tanto as pequeninas escolhas quanto as grandes, têm consequências boas ou más, em nossa vida e na das pessoas ao redor. Apenas você pode decidir ser luz, ao invés de escuridão, ajudar outros a conhecerem Jesus, ao invés de envergonhar Seu nome e afastá-las do Salvador!

fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails