quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão


Todos nós precisamos de um pouco de esperança. Não importa se somos pessoas depressivas ou não, lá no fundo temos de esperar por algo melhor. A esperança nos ajuda a lidar melhor com as situações, até mesmo aquelas mais duras. Quando se é cristão, então, a nossa esperança aumenta, e não há nada no mundo incapaz de fazer com que ela vá embora. Se perdemos algo querido, temos a esperança de revê-lo, se estamos muito doentes, temos a esperança de o Senhor nos curar. A esperança é como se fosse o combustível que a vida necessita para a felicidade.

Entretanto, o mundo vem ficando cada vez mais caótico e não nos oferece qualquer esperança. Podemos perceber pelo número de pessoas que tiram a própria vida, ou então que atentam para a vida daqueles mais próximos, como pais e filhos. Em vez de esperar no Senhor, essas pessoas não têm quem esperar. Não têm quem temer. O mundo procura cada vez mais retirar a posição de Deus, tirando a esperança de todos.

A esperança nos dá oportunidade de passar pelos momentos mais terríveis sem perder aquilo que nos é de mais precioso: o dom da vida. Houvessem as pessoas tido mais esperança, e o mundo não estaria essa bagunça. Às vezes, encontramos conhecidos que se entopem de remédios para depressão, quando a causa não é somente neuroquímica. Se tão somente abrissem suas Bíblias, teriam a cura recebida.

Cabe a nós, como cristãos, levar a mensagem especial da redenção e esperança conseguida através do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. O mundo precisa de esperança, e precisa, além de tudo, de pessoas que a levem. Você pode ser um agente da esperança: fale do amor de Deus para as pessoas que você sabe que precisam. Leve um pouco de luz, para que não sintam totalmente desoladas. Você verá o quão grande Deus pode ser atuando na vida de uma pessoa se ela permitir.

Pense: "Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte." — A Ciência do Bom Viver, p. 241.

Desafio: "Onde, pois, estaria agora a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver?" — Jó 17:15 — Almeida Corrigida e Revisada.

fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/

Resumo da lição dos jovens

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails