sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mudança (im) possível


Paulo afirma que todo aquele que está em Cristo, nova criatura é. Todo o passado é deixado de lado. É como se nos fosse dada uma nova oportunidade de começar a viver, fazer tudo diferente. Fazer tudo pra Deus. Não importam os nossos pecados, Deus joga no fundo do mar e lá eles permanecem, para que possamos seguir em frente em busca de uma vida melhor e muito mais feliz. Contudo, sabemos que uma mudança assim é praticamente impossível, em termos humanos. Somente Deus para fazer com que isso ocorra.

Sendo assim, uma mudança de pensamento, opinião, filosofia e tudo quanto estiver ligado ao intelecto também mudam. Contudo, depois que já somos cristãos, e aquele “primeiro amor” já passou, é bem mais complicado mudar o nosso pensamento. Pensamos que, uma vez que já estamos com Cristo, e já o aceitamos como Salvador, não há mais nada o que ser mudado futuramente. Se não estivermos em profunda comunhão com Deus, a transformação contínua do nosso caráter se fará impossível.

Um bom exemplo de como é difícil transformar o caráter, ou talvez o cotidiano de alguém, é perceber como as pessoas que sofrem de algum vício sofrem para largá-lo. Por suas próprias forças, são internadas diversas vezes em várias clínicas de reabilitação, mas são muito poucas as que realmente vencem o vício. Mas quantas e quantas pessoas não vemos que venceram o vício com o poder de Deus aliado à vontade humana? Tantos assassinos que depois que conheceram a Deus, mudaram radicalmente o modo de ver a vida? Como podemos atribuir essa mudança de comportamento somente ao esforço humano? Impossível.

Deus pode mudar qualquer coisa na sua vida, basta que você busque a ajuda dEle e faça a sua parte. Ficar de braços cruzados esperando a benção ou tentar fazer tudo sozinho são tarefas vãs. Temos de aliar o nosso esforço com o poder de Deus, para que Ele consiga mudar o nosso caráter, os nossos pensamentos maus, os nossos caminhos tortuosos. Você, certamente, tem algum pensamento que o incomoda. Que tal pedir para Deus ajudá-lo a ser uma pessoa melhor?

Pense: "Pode alguém não ser capaz de dizer exatamente a ocasião ou lugar de sua conversão, nem seguir toda a cadeia de circunstâncias no seu processo; mas isto não prova que essa pessoa não seja convertida. Cristo disse a Nicodemos: "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." João 3:8. Como o vento, que é invisível, mas cujos efeitos se podem claramente ver e sentir, assim é o Espírito de Deus em Sua obra no coração humano. Essa virtude regeneradora que nenhum olho humano pode ver, gera na alma uma vida nova; cria um novo ser, à imagem de Deus. Conquanto a obra do Espírito seja silenciosa e imperceptível, seus efeitos são manifestos. Se o coração foi renovado pelo Espírito de Deus, a vida dará testemunho desse fato. Se bem que nada possamos fazer para mudar o coração ou pôr-nos em harmonia com Deus; se bem que não devamos absolutamente confiar em nós mesmos ou em nossas boas obras, nossa vida revelará se a graça de Deus está habitando em nós. Ver-se-á mudança no caráter, nos hábitos e atividades. Será claro e positivo o contraste entre o que foram e o que são. O caráter se revela, não por boas ou más ações ocasionais, mas pela tendência das palavras e atos costumeiros." — Caminho a Cristo, p. 57.

Desafio: "Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos." — Salmos 139:23 — Almeida Corrigida e Revisada.

fonte:http://www.escolanoar.org.br/pt/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails