sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"Tu és a cabeça de ouro"

Após o sonho do rei ter sido revelado por Daniel, onde a Babilônia representava a cabeça de ouro, tudo ficou muito claro para Nabucodonosor. Mas afinal qual seria a intenção de Deus com este sonho? 
Veja o texto de Prof.Reis,pag.503.

“- tinha-lhe sido dado para que ele pudesse compreender a parte que lhe tocava desempenhar na história do mundo, e a relação que seu reino teria com o reino do Céu”. Na interpretação do sonho, fora ele claramente instruído quanto ao estabelecimento do reino eterno de Deus.M

Vejam a resposta do Rei diante da revelação do sonho:
“- Certamente, o vosso Deus é Deus dos deuses... e o revelador dos segredos." Dan. 2:47.

Mas afinal o que aconteceu para que o rei mudasse tanto de comportamento?

Durante algum tempo Nabucodonosor sentiu-se influenciado pelo temor de Deus; contudo o seu coração não ficou purificado da ambição mundana e do desejo de exaltação. A prosperidade que acompanhou o seu reinado o encheu de orgulho. Em dado tempo ele cessou de honrar a Deus, e retomou seu culto idólatra com maior zelo e fanatismo.

As palavras: "Tu és a cabeça de ouro" (Dan. 2:38), tiveram profunda impressão no espírito do rei.

Essa história se assemelha muito com o que aconteceu no passado com o “anjo de luz”, quando se encheu de orgulho o seu coração, querendo ser mais do que Deus.

Será que você e eu não somos tentados da mesma maneira hoje? Quantas vezes queremos ser mais do que os outros, aparentar mais do que realmente somos? Quantas coisas fazemos e quantos pecados cometemos por uma motivação egoísta e orgulhosa?

Pense: O que fez com que o rei mudasse seu modo de pensar e agir?
Será que hoje não corremos o mesmo risco?
O que aconteceu para que o orgulho brotasse no coração do rei?
Desafio: O que você sugere como resposta para não incorrer no mesmo erro?

Leia Mais…

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Missão Calebe 4.0

Missão Calebe é um projeto que consiste em enviar grupos de jovens a lugares em que há pouco acesso à informações, como dicas de saúde, como deixar de fumar e principalmente sobre a nossa esperança da volta de Jesus. Acreditem, muitos ainda não sabem de coisas tão simples como essas, e esta é a "missão" do calebe: ensinar como viver saudavelmente e mostrar as promessas do nosso querido Jesus, entre elas, a que em breve Ele chegará para resgatar Seus filhos. A Missão ocorre nas férias do mês de julho, podendo ser de 15 ou 21 dias, isso fica à critério da equipe. Uma vez inscrita, a equipe contará com todo o apoio da APlaC, que disponibilizará todo o material necessário, como mochilas para os calebes, bonés, camisetas, estudos bíblicos, convites, canetas e mais...


Você deseja fazer parte desta Missão? Então procure uma Igreja Adventista do 7º dia mais próximo da sua casa e se informe.

EU SOU CALEBE, E VOCÊ?

Leia Mais…

quinta-feira, 22 de março de 2012

Estão todos convidados!!

Leia Mais…

quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto: construir uma igreja em um dia


Oi galera!


Quem foi ao JA passado sabe do que estou falando.
O Coral Jovem de Brasilia foi em missão à Africa no começo desse ano participando do Maranatha Volunteers.
Essa é uma organização adventista que visa pregar o evangelho ao mundo construindo igrejas em apenas um dia. Isso porque eles montam a estrutura de sustentação da igreja em um dia, ficando o restante do acabamento por parte dos irmãos do local.
Para isso, o Maranatha Volunteers recruta jovens de diversas partes do mundo para viajarem e ajudarem nessa missão. Que tal também fazer parte dessa missão? Além de contruir esperança para outras pessoas você acaba conhecendo outros paises no mundo!
Gostou né?
Quer participar? Basta acessar o endereço abaixo:

Leia Mais…

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ciência diz por que certas músicas fazem chorar


A ganhadora de seis Grammy’s Adele é famosa por sucessos que fazem todo mundo chorar, como “Someone Like You” e “Rolling in the Deep”. E a ciência tem uma explicação para o fenômeno. É o que conta Michaeleen Doucleff, em sua coluna no The Wall Street Journal. Apesar de a experiência pessoal e a cultura pesarem, pesquisadores descobriram que certas características musicais mexem com as emoções. A melodia correta, combinada com letras de rompimento amoroso e a voz potente de Adele enviam ao cérebro sinais de recompensa.

Há 20 anos, o psicólogo britânico John Sloboda conduziu um experimento que identificou a “appoggiatura”, um tipo de nota musical constante em músicas que emocionam. Essa nota se choca com a melodia e cria um som dissonante, isso cria tensão no ouvinte, contou Martin Guhn, psicólogo da Universidade de Columbia, que co-escreveu um estudo em 2007 sobre o assunto. “Quando as notas retornam à melodia anterior, a tensão é resolvida, e é bom.”Em seu estudo, o psicólogo descobriu que as músicas que fazem chorar compartilham pelo menos quatro características: elas começam suavemente e depois se tornam altas; incluem a entrada abrupta de uma nova “voz”, seja um instrumento ou harmonia; elas expandem a frequência tocada e têm desvios inesperados na melodia e harmonia.

Doucleff diz no texto que quando a música de repente quebra seu padrão esperado, nosso sistema nervoso simpático entra em alerta máximo, nosso coração acelera e começamos a suar. Dependendo do contexto, interpretamos esse estado de excitação como positivo ou negativo, feliz ou triste.

Um estudo no ano passado de Robert Zatorre e sua equipe de neurocientistas da Universidade McGill relatou que músicas emocionalmente intensas liberam dopamina nos centros de prazer e recompensa do cérebro, semelhante aos efeitos da comida, sexo e drogas. Isso nos faz sentir bem e nos motiva a repetir o comportamento.

Para medir as respostas dos ouvintes, a equipe descobriu que o número de arrepios estava correlacionado com a quantidade de dopamina liberada, mesmo quando a música era muito triste.

Nota por Michelson Borges: Cada vez mais pesquisas demonstram que a música tem realmente poder viciante. É bom lembrar que, como neurotransmissor, a dopamina é neutra. Ela dará prazer, independentemente da fonte desse prazer. Cabe ao apreciador da música (ou da comida, ou do sexo, etc.) escolher sabiamente que tipo de música (comida, relacionamento, etc.) será associado ao prazer em sua mente. Se apenas (ou principalmente) ouvir rock, por exemplo, a pessoa ficará dopaminicamente viciada nesse estilo musical, assim como ficará viciada em pornografia, se tiver contato constante com esse tipo de material; ou não conseguirá mais comer alimentos que não sejam fortemente adoçados, pelo mesmo motivo – o vício. Assim, nossas escolhas diárias determinam a que tipo de comportamento ficaremos ligados.



Leia Mais…

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como estrelas na Terra


Olá galerinha!
Hoje eu tenho uma dica de filme para vocês! Não sei se vocês já viram, mas se ainda não, vale a pena ver!

Contam-se nos dedos os bons filmes produzidos por Hollywood. Infelizmente, o mesmo pode ser dito de Bollywood, a indústria de cinema indiana. Por isso, é uma grata surpresa se deparar com pérolas raras como o filme “Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial” (“Taare Zameen Par – Every child is special”, no original, lançado nas salas indianas no fim de 2007). O filme rapidamente conquistou uma legião de admiradores na Índia e no mundo, recebendo os prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, além do prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música pelo Filmfare Awards.

“Como Estrelas na Terra” revela extrema sensibilidade e consegue captar a magia do universo infantil, mostrando que crianças são crianças em qualquer lugar do mundo. A história é centrada em Ishaan Awasthi, de 8 ou 9 anos de idade, que sofre com dislexia, dificuldade de aprendizado e, pior, incompreensão. O filme contrasta o mundo massificante orientado para o capitalismo com a valorização do indivíduo, com suas diferenças, virtudes e defeitos.

Incapazes de lidar com o “filho problema”, os pais de Ishaan resolvem matriculá-lo num colégio interno. Ali o garoto se fecha ainda mais em seu mundo depressivo. Com saudades da família e oprimido por professores insensíveis, o menino começa a “morrer” aos poucos.

Mas tudo muda quando um professor de arte substituto chega ao colégio e percebe que há algo de errado com Ishaan. Tem início, então, a aventura de “ressuscitar” o garoto que, na verdade, se revela um gênio da pintura.

É um filme emocionante, bem feito e que vale a pena ser visto por toda a família.

Michelson Borges

Leia Mais…

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Erros Fatais


(Clique no título para visualizar a lição da semana)

Aplaudimos Salomão, e Deus e os anjos devem ter ficado felizes com sua escolha por sabedoria!
Mas, depois disto, sua história tomou um rumo diferente...
Deus havia dado, através de Moisés, um “manual” para todo aquele que viesse a reinar. E parece que Salomão o leu e foi fazendo exatamente o oposto do que deveria fazer.

1º. Não multiplicar mulheres (Deut. 17:17) – ele teve 700 princesas e 300 concubinas (I Reis 11:3)
2º. Não multiplicar cavalos – ele teve 40 mil cavalos e 12 mil cavaleiros ( I Reis 4:26)
3º. Não multiplicar prata e ouro – teve prata e ouro em Jerusalém como pedras (II Cron. 1:15)
Ninguém muda tão depressa. O que aconteceu que fez com que aquele nobre e humilde príncipe tão disposto a servir a Deus e a sua nação, desobedecesse francamente?

 O primeiro passo desacertado de desobediência foi casar-se com a filha de faraó.
Deus sempre proibiu o casamento com infiéis, mas quando ela se converteu e passou a adorar o verdadeiro Deus, na visão humana, isso foi uma bênção.
Mas isto fez com que Salomão enfraquecesse sua confiança em Deus e aumentasse sua confiança em si mesmo. Se ele conseguira conquistar uma, poderia conquistar outras também.

 Então passou a executar o propósito de Deus à sua maneira.
 Abandonou os mandamentos de Deus em favor dos costumes dos povos ao redor.
 “Dominado por subjugante desejo de superar outras nações em exibições exteriores...
procurando glorificar-se a si mesmo perante o mundo, vendeu sua honra e integridade (PR, 55)
Cada vez mais o rei apreciava o luxo, a consideração pessoal e o favor do mundo como indicações de grandeza.
 Mulheres belas e atrativas foram trazidas... Fascinado com sua beleza, negligenciou os
deveres para com Deus e com seu reino.
 Suas esposas exerciam forte influência sobre ele... (até que uniu-se) a elas em seus cultos
(PR, 56)
 No lado oposto do templo, no Monte das Oliveiras, ergueu um imponente bloco de edifícios para serem usados como santuários idólatras. (PR, 57). Teve sua consciência cauterizada a ponto de permitir nestes cultos, o sacrifício de crianças, ritos licenciosos e revoltantes. ( PR, 58)

Pense: Salomão “procurou, mas a que preço, unir a luz com as trevas, o bem com o mal, a pureza com a impureza, Cristo e Belial!” (PR, 58) “Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum?”II Cor. 6:14-15

Decisão: “Salomão tornou-se um libertino, instrumento e escravo de outros. Seu caráter, outrora nobre e viril, tornou-se debilitado e efeminado. Sua fé no Deus vivo foi suplantada por dúvidas ateístas. Pouco pode Deus fazer por homens que perdem o senso de dependência dEle. O rei havia unido seus interesses com instrumentalidades satânicas.” (PR, 58)
Se até o mais sábio homem não resistiu quando casou-se com infiéis, você deveria...

fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/

Leia Mais…

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Loucura humana

“O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”(I Coríntios 2:14).

Infelizmente nossa caminhada cristã nem sempre é crescente. Os altos e baixos de nossa vida espiritual podem nos desanimar profundamente durante o nosso caminho. Desde o começo do mundo
vemos o povo de Deus desviando-se e voltando ao caminho que o Senhor designou a Eles.


Naturalmente nós não iremos vencer o pecado. Naturalmente não amaremos a Deus de todo o nosso coração, pois estamos alienados a ele. Como o versículo de hoje revela, não aceitamos as coisas do Espírito. Em nós habita a loucura humana. Porém, o mesmo versículo aponta uma solução. As coisas espirituais podem ser discernidas espiritualmente. Uma pessoa, só pode tornar-se espiritual quando segue e imita Alguém espiritual. Não basta apenas reconhecermos o caráter de Deus e Seu amor, se esse reconhecimento não provocar nenhuma mudança sólida, significativa em nós.

Antigamente, a loucura era tratada como um demônio que possuía pessoas. Acreditavam que a loucura era contagiosa e os loucos eram tratados como desumanos. Ah, mas glória a Deus, porque Ele tem poder para nos trazer de volta a sanidade. O caminho estreito é o caminho que nos levará ao céu. Deus não nos deixará solitários, à mercê de nossa loucura humana. À nossa disposição está o Espírito de Deus, não importa o que você tenha feito. Lembre-se que o desejo de ser bom não basta!

Pense: “As coisas do mundo não as satisfazem mais. O Espírito de Deus insiste com elas para que busquem aquilo que de fato pode trazer paz e descanso – a graça de Cristo e a alegria da santidade” (Caminho a Cristo, p. 25).

Desafio: Você sabe qual é o caminho estreito. Que tal deixarmos nossa loucura humana e começar a andar nele?

fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/

Leia Mais…

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Grupo de louvor

Quem dirige o louvor na sua igreja? Foi Davi quem separou um grupo de levitas para serem cantores.
Mas como e para que deve ser o cântico? Veja os princípios retirados de livros de Ellen White.



Como:
Deve haver ensaio do grupo de louvor para depois guiar a congregação.
Não deve ser para exibição de uns ou poucos, toda a igreja deve ser envolvida.
Cantar com espírito, leva os anjos a nos acompanhar.
As entonações devem ser claras, pronúncia correta, dicção distinta, voz suave, modulada e dominada, sem aspereza e estridências.
Não cantar com vozes agudas, guinchando, dissonantes, nem notas longamente puxadas.
Melodias alegres e solenes e não notas de funeral.
Nao cantar para exibição, ciúmes, invejas, malidicências, ou formalmente.
É preciso viver o que se canta.
Não se deve ser pago para cantar.
Não movimentar o corpo, não gesticular de forma exagerada, ou contorções que estimulam a curiosidade e leva alguns a se desinteressar da mensagem pregada.
Cantar para Deus e não para os homens.
O canto não deve ser feito por pessoas não consagradas.

Para:
Para visitar os tristes, solitários e aflitos levando-lhes conforto e a se interessarem pelos temas espirituais.
Para subjugar as naturezas rudes e incultas, suscitar pensamentos e despertar simpatia, promover harmonia, banir a tristeza e maus pressentimentos.
Para vencer a tentação - Quando Jesus era menino, ao ser tentado erguia a voz em louvor. E antes de os companheiros se aperceberem, estavam cantando com Ele.

Pense: “O serviço do cântico tornou-se uma parte regular do culto religioso; e Davi compôs salmos, não somente para o uso dos sacerdotes no serviço do santuário, mas também para serem cantados pelo povo em suas jornadas ao altar nacional nas festas anuais. A influência assim exercida era de grande alcance, e teve como resultado libertar da idolatria a nação.” Ev. 497

Decisão: A música exerce uma influencia poderosa por isso Satanás quer usá-lo para levar pessoas para o seu lado.
A música é importante mas não deve tomar o lugar da prepagação, do estudo da lição ou da leitura da biblia. Quando não houver tempo para tudo, a música deve ser eliminada.
Diante de tudo que aprendemos sobre o tipo de música apropriada para o louvor, quais as decisões que você precisa tomar:

( )Cantar mais ( ) treinar a voz
( ) se consagrar mais ( )mudar a maneira como canta
( )motivar mais pessoas a cantarem ( )visitar amigos e familiares não cristãos e cantar para eles ( ) organizar ou participar de serenatas
( ) eliminar músicas que não são para Deus do meu repertório, MP4, celular, etc.
( ) tomar mais tempo para a bíblia e a oração ( ) outras decisões

fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/

Leia Mais…

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sábio Segundo o Mundo

“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.” – Jo 15.18

John Bunyan escreveu um livro intitulado “O Peregrino”. O livro é uma alegoria da vida cristã. “O Peregrino”, esta fantástica obra relata a viagem de um personagem chamado Cristão, que sai da cidade da perdição e vai rumo ao Monte Sião. Nesta jornada para o Céu, Cristão passa por muitas provações e encontra muitos outros personagens, conhecido pelos fiéis seguidores de Jesus ( Esperança, Evangelista, Intérprete, Hipócrita, Obstinado, Flexível , etc). Uns aparecem para ajudá-lo e outros a serviço de satanás para arruiná-lo.

Um dos personagens que aparece neste livro é o “Sábio segundo o mundo”. Este homem morava em uma cidade chamada Prudência Carnal, que ficava bem próxima da Cidade da Destruição. Este personagem ouviu falar que “Cristão” estava viajando para o Céu e foi ao seu encontro.
Sábio Segundo o Mundo ouve de Cristão sobre sua vontade de ser salvo, de ir para a Cidade Celestial e descobre que esta vontade surgiu quando Cristão começou a estudar a Bíblia. Veja o que ele diz sobre ler a Bíblia: “Você é um destes imbecis que se metem em coisas elevadas demais”, “por que tentar ir para o Céu, por que procurar um caminho tão perigoso? Posso indicar-te um outro que é mais fácil e não tem dificuldades? Tenha um pouco de paciência, ouve-me e em vez de dificuldades acharás segurança, amigos e satisfação” ( O peregrino, p. 41).

Não ocorre o mesmo na vida real? Ser sábio é mais que ter boas atitudes, pois isto até os maus fazem quando lhes condiz. Ser “sábio segundo o coração de Deus” é deixar os prazeres deste mundo pelo Céu. Mas aqueles que são sábios segundo o mundo preferem caminhos mais curtos, mais largos e mais fáceis.

Aceitar a Deus não é sinônimo de paz e vida fácil, pelo contrário, Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33 )

Pense: Muitos querem crescer intelectualmente para alcançarem as glórias passageiras desta terra. Nós porém, buscamos as glórias de uma terra onde nada se acaba.

Desafio:
Você deseja ardentemente pelo céu? O que você precisa abandonar?

fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/

Leia Mais…

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Conselhos e Despedidas

Um novo ano começa e junto a ele muitas novidades, e principalmente muitas novas reflexões e novas decisões.

O povo de Israel possui uma história muito rica, surpreendente e cheia de detalhes, de aventuras, de conquistas, e tudo isto durante uma longa caminhada, de 40 anos pelo deserto, com o objetivo de chegarem a Terra Prometida.

O povo vinha sendo dirigido, por um grande líder, e eles além de o conheciam bem, também confiavam nele. Mas todo líder na Terra não é eterno, e por isso, chegou o momento da transição,.e nem sempre esses momentos são fáceis.

No capítulo 32 de Deuteronômio está o último cântico de Moisés, é como um discurso de despedida. Mas nesta mensagem Moisés dá conselhos, pede ao povo que abra os olhos, a mente e o coração, a fim de viverem, confiarem e exaltarem o único e verdadeiro Deus.

A humildade de Moisés, não lhe permitiu fazer uso deste momento para benefício próprio, e ser aclamado pelo povo, ele não fez um discurso político exaltando os feitos de sua liderança, e as conquistas de Israel, não os incentiva a agirem como ele, nem tampouco listou todos os sucessos, mesmo agora tão próximos da vitória, pois estavam prestes a entrar em Canaã, a Terra Prometida.

Muito pelo contrário, ele aproveitou este momento de despedida, para dar conselhos, bons conselhos, de ouvirem a voz de Deus e obedecerem.

Pense: Um homem dotado de sabedoria divina jamais viverá como os homens comuns. Ele sempre surpreenderá com atos de amor.

Desafio: Com certeza Deus espera de nós atos melhores, mais nobres, que hoje possamos ser menos egoístas e orgulhosos.

fonte: http://www.escolanoar.org.br/pt/

Leia Mais…
Related Posts with Thumbnails