segunda-feira, 12 de abril de 2010

Genealogia de Jesus


A explicação para as diferenças nas genealogias de Mateus 1 e Lucas 3:

De qual dos filhos de Davi Jesus foi descendente? Em Mateus 1:16 os ancestrais de Jesus vão até Salomão, enquanto que em Lucas 3:31 os ancestrais de Jesus vão até Natan[1].

Mateus 1:1-16 traz a genealogia de Jesus através de José, que foi um descendente do rei Davi. Como filho adotivo de José, Jesus se tornou seu herdeiro legal, em termos da herança envolvida. Observe com atenção as palavras usadas no verso 16.

“E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”. (Mateus 1:16 RA).

Veja que o formato usado neste verso é diferente do formato usado nos versículos precedentes falando da sucessão dos ancestrais de José. “Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, etc” Não diz que Jacó gerou a Jesus; antes se refere a ele como sendo “marido de Maria, da qual [genitivo feminino] nasceu Jesus”.

Lucas 3:23-38, por outro lado, parece registrar a linha genealógica de Maria, subindo ao longo de várias gerações passando por Abraão, chegando até Adão e o começo da raça humana. Note o verso 23:

“Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli” (Lucas 3:23 RA).

Esta expressão “como se cuidava” indica que Jesus não era realmente filho biológico de José, mesmo que isso fosse normalmente entendido assim pelas pessoas em geral. Este verso destaca a mãe Maria, que obrigatoriamente foi a única através de quem Jesus pode ter descendido de uma linha de ancestrais. A genealogia de Maria então é listada, começando com Eli, que era na verdade sogro de José, em contradição ao próprio pai dele chamado Jacó (conforme Mateus 1:16).
A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails